
O que, há algum tempo atrás, era lidado com muita cautela, hoje, vira motivo de piada e de constrangimento para alguns usuários das redes sociais. Parece que as pessoas, que a nova geração, perdeu a consciência, e o que muitos chamam de brincadeira pode acabar destruindo a vida de outros.
Viver em um mundo onde as pessoas não tem mais respeito por si próprio e onde existem tantas opiniões adversas nem sempre é tão fácil, e há muita facilidade para expressar opiniões, o que pode contrariar aos princípios de algumas pessoas e acabar gerando o conflito. Quais cuidados tomar para não ser uma vítima? E como lidar quando você é uma vítima?
"A propagação de apelidos e histórias mentirosas ganham o respaldo da sensação de anonimato que a Web dá". Realmente é muito fácil despejar críticas em outras pessoas quando você usa um perfil fake ou quando não existe a possibilidade de a vítima se defender. Mas estar mostrando o rosto ou não é irrelevante quando se trata de danos na vida de quem sofre cyberbullying. Receber palavras duras não é legal. Virar motivo de piadas por não escrever o português corretamente ou por não ter o padrão de beleza que a sociedade e a mídia impõe também não é. O pior é quando as provocações se tornam ameaça e o medo e raiva acaba se transformando em transtorno e acabando com a vida de uma criança ou adolescente.
No bullying offline, as principais vítimas costumam ser crianças tímidas ou com características fora do que se considera padrão (desempenho escolar melhor ou pior que o dos colegas, peso abaixo ou acima da média, por exemplo). Muitas vezes, por expressar uma opinião que a maioria das pessoas não concordam também pode ser motivo de cyberbullying.
Para se prevenir de tais práticas é preciso repensar antes de postar algo que possa ir contra você, detalhes da vida pessoal, e se for o caso, trancar seus tweets e permitir apenas que seus amigos vejam suas fotos e publicações no facebook. Aceitar apenas conhecidos também pode ser um método de prevenção.
Se você é uma vítima e quer denunciar, é preciso guardar as ameaças. Imprima, arquive-as em uma pasta para poder usar a seu favor.
Não responda às provocações! Isso pode provocar mais xingamentos e pode ser usado contra você. Tente ignorar. Pense que você não precisa dessas pessoas para nada e que eles fazem isso para se sentirem melhor, mas não são. São os acusadores que tem problemas e não você. Deletar a sua conta também ajuda, mas você tem o direito de estar lá, é para todos.
Reporte! Se o bullying estiver soando mais como uma ameaça, ou esteja vazando informações pessoais sobre você, reporte aos administradores da ferramente que utiliza. Todas as redes sociais possuem ferramentas e páginas específicas para esse tipo de abuso. Contacte a elas. Eles devem estar preparados para lidar com esse tipo de situação e tomar alguma atitude, incluindo banir o sujeito ou sujeita. Tirar umascreenshot da tela com as mensagens e posts que foram enviados podem servir como evidência. Se você tem menos de 18 anos, reporte também a seus pais. Eles saberão como lidar e como te apoiar neste momento.
Se nada disso funcionar e as ameaças continuarem e só piorarem, chame a polícia! Com a ajuda de um bom advogado, você pode entrar em uma ação na justiça contra os ameaçadores.
testeeeeeeeeeeeeeee
ResponderExcluir